domingo, março 30, 2008

Tinoni

Hoje telefonei pela primeira vez (e espero que pela a última!) para o 112 e a verdade é que me senti um verdadeiro Ricardo Araújo Pereira (tirando a parte do Benfica, claro!) . A coisa correu mais ou menos assim:


- Bom dia, Serviço de Emergência
- Bom dia, precisava de uma ambulância para vir buscar o Sr.X
- Aguarde um momento
(Tu tu tu tu ru tu tu tu ru tu tu ru tu tu tu ru ru ru tu tu tu ru.....................................................tu tu ru tu tu ru ru tu ru)


- Bom dia emergência médica
- Bom dia, olhe eu precisava que enviassem uma ambulância para vir buscar o Sr. X
- Ora portanto, que idade tem o senhor?
- 74
- E o que é que lhe aconteceu?
(Seguiu-se uma descrição promenorizada de tudo o que tinha ocorrido esta manhã, na qual NÃO foram perguntados antecedentes de doença e que foi evidenciado MAIS QUE UMA VEZ que o senhor não se encontrava nem com dificuldade respiratória, nem cianótico, nem pálido!)


Chegada a ambulância, os TAEs , chegam preparados para uma situação de dispneia súbita num doente com antecedentes de Insuficiência Cardíaca, informação esta transmitida pela central!! Graças a Deus não foi o inverso, porque de certeza que se ele tivesse uma dispneia súbita, ela ia perceber que ele estava fino e demoravam três quartos de hora em aparecer.


(Nem me digno a comentar a conversa que depois tive com o meu colega no balcão da urgência às 4h30 da tarde e sem almoçar, que isso sim foi um primor da medicina... Definitivamente, o muro em frente à porta daquela urgência, é sem dúvida o meu sítio mais odiado nesta cidade. Graças a Deus correu melhor que a última vez que lá estive sentada ...

Para culminar o dia, telefona-me a melhor companheira de aulas, que me faz papar os cursos e congressos todos de Portugal e talvez outros países lusófonos, para dizer que já deu o meu nome para o curso de VMER. Definitivamente comigo, não existem coincidências!)


Nenhum comentário: