domingo, outubro 25, 2009

Não gosto dele e pronto!

"O Papa Bento XVI parece-me um hipócrita"

José Saramago in Diário de Notícias

Hipocrisia
(grego hupokrisía, -as, desempenho de um papel)
s. f.
1. Fingimento de bondade de ideias ou de opiniões apreciáveis.
2. Devoção fingida.


Quanto a mim, que também não simpatizo muito com a figura do Papa Bento XVI, parece-me tanto ou mais hipócrita, ser recebido em apoteose no seu país Natal quando recebeu um Nobel e meses depois dar entrevistas no El Mundo a chamar-nos tudo menos bonitos.

Parece-me tanto ou mais hipócrita, rebaixar a imagem dos portugueses, e correr direitinho para Portugal na altura de vender livros.

E sim parece-me tanto ou mais hipócrita, este uso descarado da imagem da Igreja e esta falsa polémica, como estratégia de marketing.

P.S: - Só li um único livro do senhor, que verdade seja dita, gostei muito, mas confesso que desde que li aquela entrevista no El Mundo, perdi toda e qualquer vontade de me tornar mais culta à conta de tão ignóbil personagem.

Nenhum comentário: