quarta-feira, setembro 30, 2009

Só porque às vezes o nosso coração fica tão, mas tão pequenino...




... como quando alguém com 59 anos, que perdeu toda a esperança e qualquer vontade de permanecer agarrada à vida, nos agarra na mão e nos diz "Você é como um anjo", só porque perdemos 3 minutos a acariciar-lhe a face, antes de sair do emprego.

Comunicado ao país

Em relação aos mais recentes acontecimentos na esfera política portuguesa resta-me somente dizer:

  1. As minhas escutas ao Palácio de Belém estão desligadas, desde que o Sr. Silva para lá foi morar.

  2. Os meninos maus, por favor deixem de se meter com o coitadinho do Sr. Silva, que ele não gosta destas brincadeiras.

  3. Se alguém precisar de um manual de "como fazer figura de parvo e ajudar o meu inimigo a ganhar umas eleições dentro de duas semanas", concerteza que o Sr. Silva não se importará de emprestar.

  4. E por último, mas concerteza, não menos importante: apelo ao senhor que ensina estas técnicas fantásticas de teatro, que fazem que o Sr. Silva entre por completo na personagem de Drama Queen, que por favor pare, que sinceramente já não há paciência para aturar estes nossos políticos.
Atenciosamente

Joana Alves

domingo, setembro 27, 2009

Do que significa errar, sofrer e aprender...



"The dictionary defines grief as keen mental suffering or distress over affliction or loss; sharp sorrow; painful regret. As surgeons, as scientists, we're taught to learn from and rely on books, on definitions, on definitives. But in life, strict definitions rarely apply. In life, grief can look like a lot of things that bear little resemblance to sharp sorrow."

in Grey's Anatomy

Das perdas e da dor, se aprende. Talvez não imediatamente, talvez não na primeira perda, mas torna-se necessário aprender. Senão, o maior risco que corremos é de que toda a dor que sofremos se torne, ao fim ao cabo, completamente desnecessária. Acabamos assim a sofrer por hábito e comodismo, presos a uma situação à qual não temos coragem de terminar.

Há que ter coragem! Coragem de acreditar nas nossas forças. Coragem de ver os inúmeros apoios que estão ao nosso alcance. Coragem de saber encarar sozinho o mundo de frente. E fundamentalmente coragem de decidir que ambicionamos algo melhor para nós e que uma situação aquém das expectativas, não entra nos nossos planos.

Há que ser realistas! Saber que todos somos humanos e pelo tal, falíveis. Tomar consciência que existem muitas situações fora do nosso controlo, mas que com essas teremos sempre de lidar, e que são exactamente essas que nos fazem crescer e assumir as rédeas da nossa vida.

Há que ser humildes! Apontar as nossas falhas, reconhecer os nossos defeitos e assumir a nossa quota parte de culpa. Saber que errar é humano, perdoar é divino e aprender totalmente imprescindível para poder seguir em frente.

Mas fundamentalmente, há que sonhar, há que aspirar sempre a mais, a melhor, a mais completo. Existem infinitas possibilidades, infinitos lugares, infinitas pessoas a conhecer ,mas vida, só existe uma. Uma para errar, aprender e continuar sempre a sonhar mais alto.

sábado, setembro 26, 2009

Ansiosamente (muito ansiosamente!) à espera de um resultado de uma zaragatoa


Quarantine:
1. restriction of freedom of movement of apparently well individuals who have been exposed to infectious disease, which is imposed for the maximal incubation period of the disease.

2. a period of detention for vessels, vehicles, or travelers coming from infected or suspected ports or places.
3. the place where persons are detained for inspection.
4. to detain or isolate on account of suspected contagion.

Sim, estive, doente.

Sim, todos os sintomas se enquadram na doença da moda, ou não fosse eu rapariga de andar sempre à caça da última novidade.

Sim ainda tenho alguns sintomas, mas nada que me impeça de fazer uma vida perfeitamente normal.

Sim, estou presa na minha casa nova, à qual começo a ganhar repulsa a passos largos, por me mostrar vastos horizontes, aos quais não posso aceder, graças a um papelinho, à ética profissional e à minha consciência.

Sim, ficar em casa parece-me uma boa opção, especialmente quando não tenho força para levantar o teu cu da cama, mas não, não me parece boa opção ficar em casa trancada, num dos poucos fins-de-semana livres dos últimos tempos, quando me sinto bem.

Mas pior, pior mesmo, é que se amanhã vem um resultado negativo da zaragatoa, não me livro de apanhar a sacana da gripe mais para a frente e passar novamente pela extraordinária experência de house arrest!


P.S. - Outra coisinha, com zaragatoa positiva ou negativa, amanhã penso ir votar com máscara posta, que sempre gostei pouco de esperar em filas.

quarta-feira, setembro 23, 2009

E ainda falando de certa e determinada etnia...


O que dizer de um rapaz novo que entra agarrado ao peito com uma dor muito, grande, muito grande , muito grande, que estava a "enfartariii", e que quando faz o electrocardiograma e lhe dizem que não tem alterações, se levanta como se nada e vai limpar os brincos de Cristiano Ronaldo, no líquido para desinfecção de mãos.

Depois dizem que eu não tenho paciência...

É por estas e por outras que de vez em quando me sinto mais velha



Morreu a boneca Emília do Sítio do Picapau Amarelo, que surpreendam-se todos os da minha geração, tinha 75 anos!! E como é que eu tive conhecimento da notícia ao longo de 24 horas de banco? Ora portanto, imaginem a cena: um acampamento de ciganos em frente ao serviço de Radiologia, uma televisão ligada à hora do jantar e as seguintes frases proferidas:


" - Aãaai entã nã é que morreu a boneca do Picapau Amareleee!
- Queiim é qui morreeuuu?
- Aquelaa bonecaaa a do Picapau Amareloooo. A Emila! Na veis?
- Aãiii na ma digas!
- Atã na veis a fotografiaa no telejornaliii?"


Digam lá que também não gostavam de ter de passar para a Radiologia para poder ir jantar ao refeitório. Belos pedacinhos no trabalho!

terça-feira, setembro 22, 2009

Autumn





"Autumn is a season followed immediately by looking forward to spring."


Doug Larson

sexta-feira, setembro 18, 2009

Obrigadinho São Pedro!


Mudança molhada, mudança abençoada!

Movies of my life




"It took me nearly a year to get here. It wasn't so hard to cross that street after all, it all depends on who's waiting for you on the other side."

Elisabeth

Porque há filmes que marcam momentos da nossa vida e que quando revistos tomam significados totalmente distintos.

Porque há chaves que não devem ser guardadas e porque há portas que uma vez fechadas, não são para ser abertas. E sobretudo porque do outro lado da rua (ou do palco, neste caso) há concerteza alguém melhor à espera. Tudo o que é preciso é a coragem de atravessar.

quarta-feira, setembro 16, 2009

And on the 24th of September



Que saudadinhas que eu tinha! Quem é amiguinha, quem é?

terça-feira, setembro 15, 2009

É uma casa portuguesa concerteza!




Já tem mesas, cadeiras e MEO. Gás ainda não chegou mas aguarda-se a qualquer momento. Quem quiser ajudar a trazer a cama, o sofá cama, as garrafas de vinho das vindimas e o resto da tralha que está lá em casa, apresente-se nas Minas da Borralha no próximo Domingo. Pagamos em minis e acepipes!

I had the time of my life

A ver este filme, vezes e vezes sem conta. Falas decoradas, músicas e coreografias aprendidas (bem, confesso que a parte do salto só tentei uma vez, muito a medo, num treino de acrobática!) e um VHS repetido até à exaustão, até quase romper a fita.

Hoje morreu o protagonista e parece que com ele vai parte a parte mais romântica da minha adolescência.

sexta-feira, setembro 04, 2009

quarta-feira, setembro 02, 2009

Do futebol, de significados e de jogos que nunca deveriam ter acontecido...

«Mal de mim se não confiasse no meu treinador à 3.ª jornada» - Fernando Oliveira



O que em Medicina realmente significaria:

"Este doente está em estado agónico."

Em religião significaria:

" Este senhor está pronto para a última benção"

Em hortofloricultura significaria:

" Esta maçã está tão madura que vai cair de podre."

Numa banca no Mercado do Livramento, significaria:

" Esta sardinha já tem os olhos amarelos, tá prontinha para ir pra isco."

I saw the man on the moon

Mas depois olhei novamente e vi que afinal eram só os bombeiros mascarados no meio da urgência, a trazer uma suspeita de Gripe A.



Um grande bem-haja às medidas de prevenção e de propagação do pânico da primeira gripe do alfabeto!